Você está em: Início / Blog / Código de Barras
Saiba como funciona o código de barras.
O artigo de hoje vai explicar o que é o código de barras (bar code), seu funcionamento e como é feita a leitura e intrepretação dos dados pelo computador.
O código de barras UPC (em inglês Universal Product Code) foi originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na saída de produtos e melhorar o controle de inventário. Mais tarde, constatou-se a eficiência desse tipo de código e sua utilização foi extendida para todo o varejo rapidamente.
A empresa criadora do código de barras é a americana UCC (Uniform Code Council). Para explicar o que é o código de barras, vamos dividi-lo em duas partes, a primeira que é o próprio código visível para as máquinas e a segunda que são os dígitos visíveis ao olho humano.
O que é o codigo de barras:
A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner (leitor de código de barras), que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Através da luz refletida pelos módulos que compõem o espaço, ou pela ausência dos mesmos, o leitor interpreta o código. A interpretação acontece através do uso de um conversor analógico/digital que transforma os sinais analógicos produzidos pela luz recebida por meio de um sensor fotoelétrico, em um sinal digital (sucessão de 0 e 1 em forma de pulso). Na ausência de luz a reflexão gera outro sinal que caracteriza a barra, assim, cada caractere do código é interpretado como um número binário e cada módulo reproduz um dígito 0 para espaço em branco e 1 para barra, onde a luz não é refletida. Existem várias larguras de barra, cada uma significando um caractere diferente.
Barra - Consiste na parte escura do código de barras (normalmente preta), ela absorve a luz e codifica um em cada modulo de barra.
Espaço - Consiste na parte clara do código (geralmente o fundo que o código é impresso) , ele reflete a luz e cada modulo é codificado como zero.
Caractere - Cada numero ou letra codificado com barra e espaço. Cada caractere pode ser modificado por tantos “1” ou “0” quantos forem os módulos contidos na sua codificação.
Caractere inicial/final - Indicam ao leitor, respectivamente o inicio e o fim do código; este caractere pode ser representado por uma letra , um numero ou um outro símbolo dependendo do padrão do código em questão.
Separadores - Servem para indicar as extremidades do código e indicar ao leitor o sentido que o código esta sendo lido. Servem também para permitir que o código seja lido nos dois sentidos.
Densidade do código de barra - É caracterizada pela relação entre a quantidade de módulos ou caracteres e o espaço ocupado pelos mesmos, uma vez impressos.
Modulo - O modulo consiste no elemento mais estreito do código, seja ele uma barra ou espaço. Os separadores, as zonas mudas, os caracteres especiais, ou seja, todos os elementos que compõem o código de barra são múltiplos do modulo quanto a largura. Podemos dizer que o modulo é a unidade mínima e básica componente do código de barra cujo tamanho é definido diretamente pela densidade do código.
Sinais de enquadramento - Delimitam uma área retangular da qual devem estar contidos todos os elementos de código.
Fonte: (Rogetec Brasil)
Algumas empresas aderem código de barras nos crachás para que seja feito o registro de ponto do colaborador, ou seja, no crachá, a matrícula ou código do funcionário é transformado em barras, e o relógio ponto identifica este padrão de barras e registra o horário de entrada/saída deste colaborador toda vez que é feita a leitura deste código.
Hoje em dia, o padrão do código de barras está sendo substituido pelo padrão RFid, Smart Card ou Aproximação "EM", nestes padrões a matrícula do funcionário fica armazenada em um micro chip localizado no interior dos crachás, e a leitura é feita por ondas eletro-magnéticas entre o cartão e o relógio ponto. Em breve postaremos um artigo esclarecendo como funciona os crachás com micro chip de aproximação.
Agora que você já esclareceu as suas dúvidas sobre nossos crachás, entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!